Representante internacional da cultura, Brown é o novo embaixador do turismo brasileiro - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

25/11/2023

Representante internacional da cultura, Brown é o novo embaixador do turismo brasileiro

Presidente da Embratur destacou que o título oficializa o que o artista já faz há muito tempo, projetando para o mundo ‘o que o Brasil tem de melhor’

O cantor, compositor, multi-instrumentista e ativista social Carlinhos Brown recebeu, nesta sexta-feira (24), o diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro. O título foi concedido pelas mãos do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante a Expo Carnaval, realizada no Centro de Convenções de Salvador, na presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O artista baiano, que completou 61 anos nesta quinta (23), foi escolhido por se destacar pela relevância internacional como representante da música e da cultura brasileiras e também pelo engajamento social. Para Freixo, a escolha é natural, pois Brown trabalha há muito tempo “projetando, para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor”.

“É com muita honra que a gente oficializa isso. A história de vida do Carlinhos Brown é uma história de exercício desse cargo de embaixador. Hoje, a gente apenas reconhece o que ele faz há muito tempo. O Carlinhos arrasta gente do mundo inteiro em nome da sua arte e da sua ancestralidade. O nosso futuro é ancestral. Ou seja, precisamos saber de onde nós viemos”, declarou o presidente da Embratur, durante o ato de entrega do diploma, também citando a importância do novo embaixador no fomento ao afroturismo.

“Estamos num momento em que a cultura e o artista voltam a ser importantes, e de divulgar o Brasil para o mundo. A gente quer que o mundo visite o Brasil e não queremos um país para o turista e outro para o brasileiro. A gente quer um país só, bom para os brasileiros viverem e para criarmos nossos filhos, e que o mundo visite. O Brasil é mistura, diálogo, ancestralidade, diversidade, e isso tem na obra e na história do Brown. (…) Reconhecer e dar o título do primeiro Embaixador do Turismo da nossa gestão a Carlinhos Brown é reafirmar uma história bonita da Bahia e do Brasil, que a cultura é a nossa identidade”, complementou.

A ministra Margareth Menezes também exaltou a figura de Brown, de quem é amiga de longa data. “Somos da mesma geração, com muitos encontros, e a vida programa umas coisas pra gente que ‘sabe de nada, inocente’. Então, estar aqui hoje, testemunhando isso, não só como cidadã baiana, mas como artista e agora ministra da Cultura, pra mim é uma grande honra. (…) Então, Brown, só posso dizer parabéns e, com certeza, quem ganha é o Brasil com esse título. Que Deus lhe abençoe com axé. Viva Carlinhos Brown!”, conclamou a ministra.

Brown, por sua vez, destacou a importância do mundo conhecer e vivenciar a história do Brasil, e dos brasileiros também conhecerem a própria origem através do turismo. “Está na hora de a gente dizer ‘venham nos conhecer’. Sobretudo na visão do afroturismo. O intercâmbio natural é do turismo, e o turismo familiar nos interessa muito. Os saberes e os sabores se evidenciam aqui, onde a gente tem uma história pan-africana preservada, na Bahia, no Maranhão, em Recife (PE) e no Rio de Janeiro”, elencou.

“A história das nossas resiliências é um exemplo importante. A história da forma como nós crescemos e estamos aqui, ainda enfrentando barreiras. Nada foi resolvido porque não é aqui que se vai resolver tudo que a humanidade deseja, mas a Bahia está na vanguarda desse desejo. A história do Brasil pertence a todos nós e precisa ser bem contada e mais que contada, vivenciada. Por isso todos são convidados a vir ao Brasil e os brasileiros conhecerem todas as suas origens no mundo”, acrescentou o novo embaixador do turismo.

 

Fonte:bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here