Como cientista brasileiro revelou 'verdadeiro rosto' de Santo Antônio - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

19/12/2022

Como cientista brasileiro revelou 'verdadeiro rosto' de Santo Antônio

Reconstituição mais recente do rosto de Santo Antônio revela como seriam feições do santo católico em seu último ano de vida — Foto: CICERO MORAES/LUCA BEZZI/NICOLA CARRARA

Um dos mais populares santos católicos no Brasil, Santo Antônio de Pádua acaba de ganhar uma nova representação, feita a partir de métodos científicos. A imagem, que seria o mais fidedigno retrato dele em vida, foi desenvolvida pelo designer brasileiro Cicero Moraes, pesquisador com vasta experiência em reconstituições faciais de personalidades históricas.

Cicero contou com o apoio do arqueólogo italiano Luca Bezzi, do grupo de estudos arqueológicos Arc-Team, e do antropólogo italiano Nicola Carrara, responsável pelo Museu de Antropologia da Universidade de Pádova. O padre Luciano Bertazzo, do Centro de Estudos Antonianos de Pádova, fez a revisão de todo o conteúdo produzido pela equipe.

Criada em modelagem tridimensional, a imagem do santo representa como deveriam estar suas feições no último ano de vida. Ele era um homem branco europeu na faixa dos 40 anos, com um quadro de obesidade provavelmente decorrente de hidropisia, acúmulo anormal de fluidos nas cavidades naturais do corpo. A imagem, publicada nesta semana na revista acadêmica Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here