Com 11 milhões de baianos aptos a votar, primeiro turno pode definir todas as disputas - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

02/10/2022

Com 11 milhões de baianos aptos a votar, primeiro turno pode definir todas as disputas

Pesquisas apontam chances de Lula (PT) e ACM Neto (UB) serem eleitos presidente e governador neste domingo, mas margem de erro mantém cenário indefinido


Com 11,2 milhões de eleitores aptos a votar, a Bahia vai às urnas neste domingo (2) com a possibilidade de ver toda a disputa eleitoral definida já nesta rodada. Os 39 deputados federais, 63 estaduais e um senador serão conhecidos na noite deste domingo, mas nas disputas para presidente e governador pode ocorrer segundo turno. Mas as pesquisas apontam para a possibilidade de uma definição imediata.

Na rodada do Ipec divulgada no sábado (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51% dos intenções de votos válidos na corrida pelo Palácio do Planalto, mesma pontuação do candidato a governador ACM Neto (UB). Esse desempenho é suficiente para evitar o segundo turno (acima de 50%), mas a margem de erro aponta a possibilidade de um dos dois (ou ambos) cravar entre 49% e 50%.

O atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o ex-secretário estadual Jerônimo Rodrigues (PT) polarizam a corrida eleitoral contra Lula e ACM Neto. No Senado, o candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) lidera as pesquisas de forma consensual entre os diferentes institutos e deve ficar mais oito anos na Casa.

Na Bahia, 11.291.528 cidadãos estão aptos a votar neste domingo, 7,2% do eleitorado brasileiro, composto em 2022 por 155.756.933. São 34 mil seções eleitorais no estado, que contarão com mais de 135 mil mesários. Neste ano, 177.548 jovens poderão votar na Bahia. Já o eleitorado acima de 70 anos corresponde no estado soma 1.015.668 eleitores.

Votação dos candidatos

O primeiro candidato a governador a votar será Jerônimo Rodrigues (PT), às 9hs, no Colégio Estadual Waldemar Falcão, em Brotas. Ele estará acompanhado do governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner (ambos PT) e do candidato a vice, Geraldo Jr. (MDB). Rui Costa vota no Colégio Estadual Duque de Caxias, em Brotas.

O candidato a governador do União Brasil, ACM Neto, vai votar às 10h30, na Escola de Administração da Ufba. O postulante ao governo acompanha depois a ida às urnas da candidata a vice, Ana Coelho (Republicanos) e do concorrente ao Senado, Cacá Leão (PP), e do prefeito Bruno Reis (UB), que vota no colégio Sartre (Itaigara).

Concorrendo ao governo pelo PL, João Roma vota a tarde, às 15hs, na Faculdade de Educação da Ufba, em Ondina. O candidato Kleber Rosa (PSol) também tem seção neste campus universitário, mas no prédio do PAF 1 e irá votar às 10hs.

Fonte:bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here