PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA CARAVANA DA SAÚDE NA COMUNIDADE DO MULUNGUZINHO - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

25/10/2019

PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA CARAVANA DA SAÚDE NA COMUNIDADE DO MULUNGUZINHO

Em mais uma ação para promover o bem-estar do povo inhambupense, a Prefeitura de Inhambupe, em conjunto com a Secretaria de Saúde do município, realizou nesta sexta-feira (25), a primeira Caravana da Saúde, na comunidade do Mulunguzinho.

A iniciativa é uma realização de grande relevância na gestão do prefeito Nena, porque leva cuidados com a saúde para regiões carentes e distantes do centro urbano. E esse é o ponto principal na visão do prefeito. “Eu acho muito importante a caravana para as comunidades mais distantes. Porque a saúde é essencial e tem que chegar até todos. O nosso projeto é ficar cada vez mais próximos dos lugares que estão mais longe”. Olivia Guimarães, secretária de saúde, segue na mesma linha, e diz que a distância das comunidades em relação ao centro da cidade é fator principal na hora de decidir a ordem dos lugares a serem atendidos. E complementa: “O foco é ter a saúde perto de você. Conhecer a realidade do local e a realidade das pessoas”.

Para Jean Buraheim, coordenador do projeto, a principal meta do trabalho é a prevenção, e tendo isso em mente no planejamento das atividades, muito é oferecido para a população.

A caravana, que teve a presença de vereadores e do ex-vice-prefeito Dr. Eduardo Santos, contou com roda de conversa com orientações sobre diabetes, autocuidado e hipertensão. Dois médicos (um psiquiatra), dentistas e enfermeiros ficaram disponíveis para atendimento. Serviços como triagem, preventivo e pré-natal foram realizados.

Já as crianças puderam ver na teoria e na prática o melhor jeito para cuidar da saúde bucal. Elas tiveram a oportunidade de aprender também sobre o tema por meio de um teatrinho, que além de divertir, relaxou-as antes de tomar alguma vacina. Entre muitas disponíveis, estavam a de sarampo, caxumba, hepatite A e B, rubéola, febre amarela, antirrábica, entre outras.

Foi desse modo com Evily Sena, de oito anos, que estava acompanhada da sua mãe, Rafaela da Conceição. A menina estava ansiosa para o encontro com as dentistas, mas bem nervosa só de pensar na vacina. O teatro, entretanto, fez ela se acalmar.

Em conversa com os moradores, o prefeito Nena disse querer que pelo menos uma vez por mês um médico visite os povoados mais afastados. Em relação à caravana, o objetivo é atender a uma comunidade a cada mês, e tem como próxima parada o povoado do Tanquinho. É a prefeitura de Inhambupe cuidando de todos para o bem da coletividade.

Ascom/Inhambupe/Fotos:David Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here