Wagner Moura vence Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático por ‘O Agente Secreto’ - David Gouveia Notícias

Última

12 de janeiro de 2026

Wagner Moura vence Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático por ‘O Agente Secreto’

O baiano é o primeiro brasileiro a vencer categoria; longa também venceu como Melhor Filme de Língua Não Inglesa


O baiano Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, realizado neste domingo (11), em Los Angeles. Natural de Salvador, ele é o primeiro ator brasileiro a vencer nesta categoria na história da premiação. O reconhecimento ocorreu por seu papel no longa “O Agente Secreto“, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Além do troféu de Moura, o longa também venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Esta foi a primeira vez que o Brasil conquistou duas estatuetas em uma mesma edição do Globo de Ouro. Na categoria Internacional, o país não vencia há 27 anos, desde que “Central do Brasil” levou o prêmio em 1999. 

O longa brasileiro disputou ainda a categoria principal da noite, com Melhor Filme de Drama, mas o prêmio ficou com “Hamnet“, de Chloé Zhao.

Em seu discurso, Moura alternou entre o inglês e o português. Ele dedicou o prêmio aos atores com quem concorreu e agradeceu a toda  equipe do filme, especialmente o diretor Mendonça Filho. “Você é um gênio e um irmão”, disse. “Para Sandra [Delgado, sua mulher], nossos filhos, nossa vida juntos, te amo demais”, completou.

“O Agente Secreto” é um filme sobre memória, ou a falta dela, além do trauma geracional. Se é algo que pode ser passado de geração em geração, valores também podem. “Isso é para aqueles que estão resistindo com seus ideais em momentos difíceis”, afirmou o ator. “Viva o Brasil, viva a cultura brasileira”, concluiu.

Assista ao discurso de Wagner Moura


Para vencer a categoria de melhor ator, Moura superou nomes como Jeremy Allen White, por “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”, Joel Edgerton, por “Sonhos de Trem”, Oscar Isaac, por “Frankenstein”, Dwayne Johnson, por “Coração de Lutador: The Smashing Machine”, e Michael B. Jordan, por “Pecadores”.

A vitória de Moura dá continuidade ao sucesso recente do Brasil na premiação. No ano passado, Fernanda Torres venceu como Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”. Para o ator baiano, a conquista marca um retorno ao topo da premiação dez anos após sua indicação como Melhor Ator em Série Dramática por “Narcos”, em 2016, quando interpretou Pablo Escobar.

Antes da consagração internacional, “O Agente Secreto” teve uma pré-estreia marcante em Salvador, em novembro de 2025, no Cine Glauber Rocha. Na ocasião, Wagner Moura ressaltou a importância da capital baiana, afirmando que a cidade possui, proporcionalmente, um dos maiores índices de ocupação de sala para o cinema nacional.

Sobre o filme

O longa, ambientado nos anos 1970 durante a ditadura militar, narra a história de um professor universitário que se refugia no Recife para escapar de perseguições políticas. Além de Moura, o elenco conta com nomes como Maria Fernanda Cândido e a atriz Alice Carvalho.

Fonte: Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here