MP recomenda limitação ao número de foliões em cima dos trios elétricos no Carnaval de Salvador - David Gouveia Notícias

Última

22 de janeiro de 2025

MP recomenda limitação ao número de foliões em cima dos trios elétricos no Carnaval de Salvador

Novas recomendações visam evitar superlotação nos trios elétricos e garantir a segurança de foliões durante a festa.  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Bnews


 Ministério Público da Bahia (MP-BA) expediu novas orientações a órgãos públicos e privados sobre o cumprimento da instrução técnica nº 46/2024 do Corpo de Bombeiros, que regula o limite de pessoas nos trios elétricos durante o Carnaval de Salvador.


A medida foi anunciada nesta terça-feira (21), durante uma reunião com agentes do Carnaval e representantes do Corpo de Bombeiros, e visa combater a superlotação dos trios, prevenindo assim possíveis acidentes.


A reunião, que envolveu o MP, o Corpo de Bombeiros, e diversas entidades carnavalescas, abordou as medidas de segurança essenciais para a realização dos eventos, incluindo camarotes e trios elétricos.



O promotor de Justiça Audo Rodrigues enfatizou que o objetivo da ação é estabelecer normas de segurança para proporcionar uma festa segura aos foliões.


“O MP está disposto a colaborar com todos vocês, no sentido de que seja proporcionada a melhor festa para o folião”

 

Durante o encontro, foi detalhada a instrução técnica nº 46/2024, que estabelece os limites máximos de pessoas que podem subir nos trios elétricos, um esforço para evitar a sobrecarga nos equipamentos.


A recomendação também solicita informações sobre a fiscalização do cumprimento dessas normas por órgãos como a Empresa Salvador Turismo (Saltur), Defesa Civil de Salvador (Codesal), e o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).


Em uma outra reunião, realizada pela manhã de ontem, a Saltur apresentou o 'Masterplan do Carnaval', um projeto digital que visa coordenar a gestão do evento. O projeto traz diretrizes detalhadas sobre infraestrutura, segurança, logística e mobilidade, incluindo pontos de câmeras de segurança e rotas de fuga para pedestres e ambulâncias.


Além disso, o 'Masterplan' também georreferencia as estruturas, zonas de manobras dos trios e pontos de licenciamento em tempo real, com o objetivo de otimizar o controle do evento.

Fonte:bnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here