Tribunal rejeita cassação de Moro; decisão final caberá ao TSE - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

10/04/2024

Tribunal rejeita cassação de Moro; decisão final caberá ao TSE

Foram 5 votos a 2 a favor do senador, que é acusado de abuso de poder econômico na eleição de 2022


O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná rejeitou, nesta terça-feira (9), as ações do PL e do PT que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil) e alegam a ocorrência de abuso de poder econômico na campanha de 2022. O placar foi de 5 a 2. Cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além disso, todos os juízes rejeitaram a acusação de uso indevido dos meios de comunicação social. Eles também não reconheceram indícios de caixa dois e triangulação de recursos.

O desfecho do caso, entretanto, só deve se dar no TSE. Depois de formada a maioria, os advogados que representam o PT e o PL nos processos já disseram que recorrerão à corte superior da decisão tomada pela Justiça Eleitoral paranaense.

Devido aos pedidos de vista (mais tempo para análise), foram ao todo quatro dias de julgamento do caso.

A sessão desta terça-feira começou com a manifestação do juiz Julio Jacob Junior, que proferiu um voto longo de mais de duas horas. Ele considerou que houve abuso de poder e votou a favor da cassação da chapa.

Se ainda for condenado, Moro perderá o mandato e se tornará inelegível a partir de 2022, o que o impossibilitaria de concorrer a pleitos até 2030. Além disso, seriam realizadas novas eleições para a cadeira do Senado.

(Com informações do jornal Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here