Sob comando do Brasil, Conselho de Segurança da ONU discute guerra nesta sexta - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

13/10/2023

Sob comando do Brasil, Conselho de Segurança da ONU discute guerra nesta sexta

O grupo se reunirá em Nova York, nos Estados Unidos, e deve se debruçar especialmente sobre a situação na Faixa de Gaza



O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne na tarde desta sexta-feira (13) em Nova York, nos Estados Unidos, para tratar da situação na Faixa de Gaza em meio ao conflito entre Israel e Hamas.

 O encontro será presidido pelo Brasil, que tem o comando temporário do grupo neste mês de outubro. 

 O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está na cidade americana para liderar a reunião. Ele interrompeu uma viagem ao Sudeste asiático na quarta-feira (11) para ir ao Conselho de Segurança, convocado de forma emergencial. Deve ser tratada como prioridade a situação humanitária na Faixa de Gaza. Bombardeios ao local têm deixado a população sem saída, e autoridades negociam um corredor humanitário pela passagem de Rafah, com saída no Egito.

 Há em Gaza um grupo com 22 brasileiros que aguardam saída em segurança para serem repatriados. 

 Também deve ser pauta a situação política do Hamas, que iniciou os ataques a Israel no último sábado (7). O Brasil não fez uma condenação política ao grupo extremista armado sob a alegação de que cabe à ONU definições sobre terrorismo.

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes, que têm poder de veto sobre qualquer decisão. São eles: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Há outros países que integram por um período de dois anos. Atualmente, são: Albânia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça. O Brasil já ocupou uma cadeira não permanente 11 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here