Imbassahy revela manipulação de pesquisa por ACM em eleição para governo do Estado em 1986 - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

04/07/2023

Imbassahy revela manipulação de pesquisa por ACM em eleição para governo do Estado em 1986



O ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PSDB), revelou uma história sobre de pesquisa manipulada pelo ex-governador, Antônio Carlos Magalhães (ACM), durante a eleição para o governo do Estado, no pleito de 1986. Na oportunidade, as pesquisas apontavam para uma vitória do então candidato Waldir Pires (PMDB). Porém, ACM (PFL) pediu um levantamento que beneficiasse o seu candidato, Josaphat Marinho (PFL).

Antonio Carlos disse que a gente precisava ter uma pesquisa boa. Aí arranjamos esse camarada, do Instituto IPPM. O cara tinha que dar o número encomendado. Quem fez a primeira conversa com ele foi Francisco Benjamim, que era presidente de diretório do PFL", disse Imbassahy, em entrevista ao podcast MetroPod, da Rádio Metropole.

O pedido foi aceito pelo grupo de pesquisa contratado. Imbassahy revelou ainda que o representante do instituto teria dito: "Eu vou trazer o resultado verdadeiro, mas posso dar um outro resultado. Assim, surgiu a ideia de criar uma ‘curva da virada’, por meio de três pesquisas sucessivas, reduzindo gradualmente a diferença entre os candidatos”.

"Na quarta, Josaphat passaria. Aí nós fomos levar isso pra Antonio Carlos e ele disse: 'não, tá demorado demais, não dá tempo'. Naquela época era uma anarquia esse negócio [de pesquisas eleitorais]", concluiu Imbassahy.

Waldir Pires acabou sendo eleito no pleito daquele ano. O caso ficou conhecido como uma resistência ao poder que ACM tinha na Bahia.

Fonte:bnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here