Volume de água em barragem de Jequié sobe e governador faz alerta - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

10/12/2021

Volume de água em barragem de Jequié sobe e governador faz alerta


O volume de água da Barragem da Pedra, em Jequié, está subindo. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), nas redes sociais, que também alerta à comunidade ribeirinha.

"Pedimos que toda a comunidade ribeirinha se desloque para locais mais altos. A Defesa Civil municipal está a postos para ajudar essas pessoas que precisam de deslocamento", informou.

Situação de emergência

Ao menos 30 cidades baianas declararam situação de emergência por causa de fortes chuvas que atinge o estado desde o início de novembro.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Amélia Rodrigues, Ibicoara, Itaberaba, Mucugê, Mutuípe, Teolândia, Jaguaquara, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaquara foram os primeiros muncípios a declararem situação de emergência, entre 4 e 8 de novembro deste ano.

Na região sul da Bahia, ao menos oito cidades amanheceram, nesta quarta-feira (8), com estragos provocados pela chuva.

Em Itamaraju, seis casas desabaram após um barranco deslizar durante a forte chuva que atingiu o município na madrugada desta quarta-feira (8). Em uma das residências, três pessoas da mesma família ficaram soterradas, não resistiram aos ferimentos e morreram.

As vítimas foram identificadas como Ediel, de 26 anos, Ana Cecília, de 4, e Cícero, de 9. As crianças são irmãs e o rapaz é tio delas.

Estado envia equipes

O governador Rui Costa (PT) determinou nesta terça-feira (8), o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, a 820 Km de Salvador, e da Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec), aos municípios do extremo sul atingidos pelos temporais.

Segundo o governo, a iniciativa visa auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também foram acionadas.

Durante agenda em Rio do Pires e Caturama, neste sábado (8), o Rui garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades. “Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here