ANUNCIAE AQUI!



23/11/2021

Ceará tem 34 cidades em alerta elevado para transmissão de Covid-19


 O estado do Ceará apresentou um alto ou altíssimo nível de alerta em 34 cidades para a transmissão da Covid-19, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Isto ocorre mesmo após a constante queda dos números de casos confirmados e óbitos pela doença. A análise se refere até o dia 20 de novembro. 

O Integra SUS explica que o estado geral do município é analisado pelo indicado de nível mais alto, logo, se um município tiver três indicadores baixos e um altíssimo seu nível de alerta final será altíssimo.  

O município de Guaramiranga, por exemplo, apresenta alerta altíssimo embora a cidade já tenha completado a vacinação de, pelo menos, primeira dose, com a população adulta. A plataforma indica risco relacionado a internações por causas respiratórias. 

Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), afirmou que é necessário analisar diferentes indicadores, como como taxa de positividade e taxa de internação.

Ela disse: “Não pode ser analisado município com risco alto somente por um indicador. Precisa ver positividade, precisa ver a taxa de internação, precisa ver tudo, então, muitos municípios estavam com suspeitos ainda sem o resultado. Quando esses resultados saem, essas taxas se elevam. Então não significa dizer que o município está em risco. Agora, alguns municípios do Ceará estão com positividade mais alta. E significa dizer agora, que eles tiveram casos positivos e isso precisa ser avaliado”.

Sayonara ainda garante que parte das pessoas que está se contaminando e desenvolvendo formas graves da doença não tomou a vacina ou não completou ainda as doses. Ela ainda alerta para “um quantitativo alto de pessoas que assinaram o termo de recusa da vacina”.

“Nós iremos conviver com a Covid-19 de agora em diante, por isso a vacinação não é garantia de a população não se contaminar com o vírus; ela contribuirá para uma maior resistência e, consequentemente, evitará muitos óbitos pela doença”, explicou. 

Confira as cidades com alerta alto e altíssimo

Nível Altíssimo 

Altaneira
Deputado Irapuan Pinheiro
Guaraciaba do Norte
Guaramiranga
Icó
Juazeiro do Norte
Parambu
Poranga
Quiterianópolis
Orós
Tianguá
Umari

Nível Alto 

Acarape
Alto Santo
Antonina do Norte
Aratuba
Apuiarés
Campos Sales
Cascavel
Ererê
Fortim
Jucás
Martinópole
Missão Velha
Mulungu
Nova Olinda
Pacujá
Pereiro
Pindoretama
Pires Ferreira
Salitre
São Luís do Curu
Tarrafas
Várzea Alegre

No geral, Ceará apresenta risco moderado em relação à letalidade do novo coronavírus. 

Ivo Castelo Branco, infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) explicou que, como o Ceará apresenta um número baixo de casos, qualquer alteração, por menor que seja, leva a uma alta variação percentual. Se uma cidade a registra 4 casos em uma semana e 12 em outra, ela apresenta um aumento de 200%, “não significando, porém, que aquela cidade está em uma situação de risco”, diz Sayonara. 

Fonte: BNWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial