Após alta, Bolsonaro defende estudo sobre remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19 - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

18/07/2021

Após alta, Bolsonaro defende estudo sobre remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19

 Presidente afirma que proxalutamida já está sendo avaliada em alguns países e 'tem curado gente'

Sem máscara, Bolsonaro conversa com jornalistas na saída do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde esteve internado para tratar uma obstrução intestinal. Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Após receber alta na manhã deste domingo do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para tratamento da Covid-19.

Ele disse que vai cobrar do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um estudo sobre a proxalutamida, que segundo ele já estaria sendo utilizada contra a doença em outros países.

Em abril, Bolsonaro já tinha citado a proxalutamida, normalmente indicada para tratamento de câncer de próstata e de mama. O medicamento ainda não foi aprovado por agência reguladora para seu uso contra a Covid.

— (A proxalutamida) É uma droga que está sendo estudada e que em alguns países têm apresentado melhora. Existe no Brasil de forma não ainda comprovada cientificamente, de forma não legal, mas tem curado gente. Vou ver se a gente faz um estudo disso daí para a gente apresentar uma possível alternativa. Temos que tentar. Tem que buscar alternativas e, com todo respeito, eu não errei nenhuma. Até quando, lá atrás, eu zerei os impostos da vitamina D — afirmou o presidente.

Bolsonaro afirmou que se surpreende com o fato de que, no Brasil, "quem fala em cura da doença é criminoso".

— Não é chute. É estudo. Não consigo entender por que criminalizar qualquer possibilidade de se descobrir uma alternativa ou remédio — disse.

A proxalutamida começou a ser associada a um possível tratamento para a doença em março, quando a agência reguladora americana (FDA) aprovou um pedido de investigação para uso do medicamento em casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Como é um fármaco bloqueador de hormônios masculinos (anti-androgênico), a expectativa era que seria também capaz de bloquear a entrada do vírus no organismo. Isso porque estudos já mostraram que, para infectar uma pessoa, o Sars-CoV-2 entra nas células por um marcador chamado ECA-2, mais presente em pessoas que apresentam mais testosterona. Mas ainda não há comprovação de que esse bloqueio aconteça de fato para a Covid.

Em janeiro deste ano, a Sociedade Brasileira de Infectologia publicou nota desaconselhando o tratamento precoce contra a Covid-19. "A SBI não recomenda tratamento farmacológico precoce para COVID-19 com qualquer medicamento, porque os estudos clínicos randomizados com grupo controle existentes até o momento não mostraram benefício", afirmou a entidade.

Críticas à CPI

Na saída do hospital, o presidente voltou a fazer criticas à CPI da Covid e disse que "só Deus" o tira da cadeira da presidência.

— Se aparecer corrupção no meu governo, vou ser o primeiro a buscar uma maneira de apurar isso daí e deixar na mão de Justiça para que seja apurado — disse ele, afirmando que o país está há dois anos e meio sem corrupção.

Ele sugeriu que a CPI da Covid se dedique a apurar a origem do vírus e a possibilidade de cura.

Uma das frentes de investigação da CPI da Covid, a desinformação sobre a doença no país é marcada pela distribuição de mensagens falsas que simulam e falsificam a linguagem científica, fenômeno conhecido como “fake science” (ciência falsa, em inglês).

SonarSites bolsonaristas divulgam dados científicos falsos sobre Covid-19

O alerta é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) que identificou o uso da estratégia em ao menos 57 publicações feitas por 38 sites, a maioria bolsonarista, ao longo da pandemia. O GLOBO apurou que parte desses textos foi divulgada, inclusive, por parlamentares da base do governo.

Cloroquina:"Ouvi pessoas com conhecimento", diz Bolsonaro

Fonte:oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here