Lacen confirma avanço de variantes do coronavírus na Bahia - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

16/05/2021

Lacen confirma avanço de variantes do coronavírus na Bahia

O trabalho de sequenciamento vem sendo realizado pelo laboratório, referência nacional, há oito meses, em outros cinco estados do Nordeste além da Bahia


Um estudo feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen) detectou 21 novos conjuntos de variantes do novo coronavírus em circulação na Bahia. A informação foi divulgada na sexta-feira (14), pela Secretaria de Saúde da Bahia.

Para o resultado, o laboratório sequenciou 225 genomas completos do Sars-CoV-2 em pacientes de 88 municípios baianos. Dessa amostra, foi detectado em abril, 21 linhagens em circulação na Bahia, entre elas oito cepas e três variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde: a P.1 (Manaus), P.2 (Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (Reino Unido).

Após a divulgação do estudo, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez um alerta a população. “As amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado e identificar a dispersão de variantes mais contagiosas mostra que existe um risco aumentado para a internação e rápido agravamento do quadro clínico”, ressalta.

O trabalho de sequenciamento vem sendo realizado pelo laboratório, referência nacional, há oito meses, em outros cinco estados do Nordeste, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A recomendação dada pela Sesab e pelo Lacen é de que a população permaneça fazendo o distanciamento social, além de usar sempre a máscara de proteção, e fazer a higienização frequente das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here