Gilmar Mendes: Lava Jato prendeu Lula, apoiou e integrou governo Bolsonaro - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

16/02/2021

Gilmar Mendes: Lava Jato prendeu Lula, apoiou e integrou governo Bolsonaro

Ministro do STF diz que ex-juiz federal Sergio Moro "fez tudo o que não condiz" com o que se espera numa investigação criminal

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que a Operação Lava Jato “apoiou a eleição de Jair Bolsonaro”, “tentou interferir” no resultado eleitoral e “agiu para perturbar o país” durante a gestão de Michel Temer.

“Primeiro a Lava Jato atua na prisão do Lula. Prestes à eleição, a Lava Jato divulga o chamado depoimento ou delação do Palocci, tentando influenciar o processo eleitoral. Depois, o Moro vai para o governo Bolsonaro, portanto eles não só apoiaram como depois passam a integrar o governo Bolsonaro”, afirmou o ministro em entrevista à BBC Brasil. “Tudo isso indica uma identidade programática entre o movimento e o bolsonarismo”, afirmou o ministro.

As declarações foram dadas em entrevista à BBC News Brasil.

Perto de liberar para julgamento a ação em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede a anulação da sua condenação no caso do Tríplex do Guarujá, Gilmar Mendes afirmou também que o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro “fez tudo o que não condiz” com o que se espera da relação entre juiz e Ministério Público numa investigação criminal.

Na ação, a defesa de Lula questiona a imparcialidade de Moro e cita como uma das provas disso o fato de o juiz ter aceitado ser ministro da Justiça do governo Bolsonaro.

Moro foi o primeiro a condenar Lula, em 2017, no processo em que o ex-presidente é acusado de ter recebido a propriedade de um tríplex no Guarujá da empreiteira OAS como parte de propina em troca de contratos da empresa com a Petrobras. Depois a condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here