Maioria dos brasileiros é contra voto obrigatório, diz pesquisa - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

27/12/2020

Maioria dos brasileiros é contra voto obrigatório, diz pesquisa

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para quem é analfabeto ou tem 16 ou 17 anos, ou acima de 70 anos


 

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (27), a maioria dos brasileiros é contrária ao voto obrigatório. São 56% os que se dizem contra a obrigatoriedade do voto, enquanto 41% apoiam a regra atual.

 

Foram 1% os que se disseram indiferentes à questão e 1% os que não souberam responder. Essa discussão a respeito de possível mudança ao voto facultativo ganhou força neste ano, em que as eleições municipais foram realizadas em meio a pandemia da Covid-19.

 

A taxa de abstenção foi recorde nos 2 turnos de votação. Em muitas cidades, o número de eleitores que deixaram de ir às urnas foi maior que o total de votos recebidos pelo prefeito eleito.

 

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para quem é analfabeto ou tem 16 ou 17 anos, ou acima de 70 anos. O título de eleitor é cancelado depois de 3 ausências não justificadas.

A pesquisa Datafolha considerou 2.016 entrevistas realizadas por telefone de 8 a 10 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here