Ministério Público Federal denuncia militares por tortura na ditadura militar - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

16/07/2020

Ministério Público Federal denuncia militares por tortura na ditadura militar

Além da condenação dos ex-agentes militares, MPF requer que seja imposta perda de cargo público e cancelamento de aposentadoria ou qualquer remuneração

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou ação penal contra Rubens Gomes Carneiro (Laecato ou Boamorte), Ubirajara Ribeiro de Souza (Zé Gomes ou Zezão) e Antonio Waneir Pinheiro Lima (Camarão), agentes da ditadura militar, pelo sequestro e tortura do advogado e militante político Paulo de Tarso Celestino da Silva, preso no final de julho de 1971, torturado na “Casa da Morte” em Petrópolis-RJ e desaparecido até a presente data. (processo n. 5001249-13.2020.4.02.5106).

Além da condenação dos ex-agentes militares, o MPF requer que seja imposta a perda de cargo público e o cancelamento de aposentadoria ou qualquer provento de reforma remunerada. Os procuradores também pedem que os ex-militares sejam destituídos das medalhas e condecorações eventualmente obtidas, sendo obrigados, ainda, ao pagamento de dano cível em decorrência dos atos ilícitos praticados.

“A prisão de Paulo de Tarso Celestino da Silva não decorreu de flagrante e não foi oficializada ou comunicada à autoridade judiciária. Ocorre que, a pretexto de combater supostos opositores do regime militar, não estavam os agentes públicos, mesmo à época do início da execução do crime, autorizados a sequestrar a vítima, mantê-la secretamente encarcerada em estabelecimento clandestino, dando-lhe paradeiro conhecido somente pelos próprios autores do crime e seus comparsas, já falecidos ou ainda não identificados”, ressaltam os procuradores da República Vanessa Seguezzi, Antonio Cabral e Sérgio Suiama, autores da denúncia.


Paulo de Tarso Paulo nasceu em Morrinhos (GO), em 26 de maio de 1944, e se formou em Direito, passando a atuar como ativista político, na luta armada contra o regime militar. Na época de sua prisão havia sido eleito comandante nacional da Aliança Libertadora Nacional (ALN). Privado de liberdade, Paulo Tarso passou por intensas agressões físicas e psicológicas. Logo após sua prisão, ele foi violentamente torturado nas dependências do DOI-CODI/RJ, Tijuca, Rio de Janeiro e, posteriormente, no imóvel localizado na Rua Arthur Barbosa, nº 668 (atual nº 50), Petrópolis-RJ, conhecido como “Casa da Morte”, onde a vítima foi vista pela última vez, enquanto encontrava-se em poder dos denunciados.

Na “Casa da Morte”, a tortura foi mais intensa. Segundo a denúncia, ele foi obrigado a ingerir grande quantidade de sal, sendo posteriormente privado de ingestão de água por longo período, apesar de suas súplicas, conforme testemunhou Inês Etienne Romeu: “Colocaram-no no pau de arara, deram-lhe choques elétricos, obrigaram-no a ingerir uma grande quantidade de sal. Durante muitas horas eu o ouvi suplicando por um pouco d’água.”

Com informações do Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here