Inhambupe- Ego da Cajá deve tomar posse como suplente de Jardiel Alarcon, nesta terça (15) - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

15/05/2018

Inhambupe- Ego da Cajá deve tomar posse como suplente de Jardiel Alarcon, nesta terça (15)


Está prevista para a noite desta terça-feira (15) a posse de Wilson Pereira de Cristo (Ego da Cajá), no Plenário da Câmara Municipal. Ego é o primeiro suplente do vereador, Jardiel Alarcon Lima de Souza (PPS). O vereador foi nomeado na última segunda-feira (14) pelo prefeito Nena (PPS) como o novo secretário municipal de Educação e Cultura.

Vereador Suplente: 
 
  Ego foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 pelo Partido Progressista, sendo o segundo mais votado daquela eleição com 889 votos, perdendo apenas para Izabel Silva que teve 1111 votos, atual vice-prefeita de Inhambupe.  Nas eleições de 2016, Ego obteve 432 votos não conseguiu os votos suficientes para se eleger ficando como primeiro suplente.

 Quem é suplente de vereador?

É suplente de vereador todo candidato que concorreu ao cargo nas eleições e que não foi eleito para uma vaga na Câmara Municipal. O candidato não eleito fica disponível para assumir uma vaga nos próximos anos, caso o vereador eleito não possa assumir ou continuar o seu mandato (temporariamente ou até o final da legislatura). 

O suplente pode ser convocado para assumir o cargo de vereador em uma das seguintes situações:
    Licença;
    Morte;
    Renúncia;
    Afastamento para assumir ou concorrer a outro cargo;
    Por suspensão.

Como são organizados os suplentes

Todos os candidatos não eleitos ficam listados como suplentes de vereador, em uma listagem do partido ou da coligação. A ordem dessa lista é definida pela quantidade de votos recebidos por cada candidato.

Quando surgir uma vaga, o primeiro nome da lista será convocado. Caso aconteça um empate na quantidade de votos recebidos, vai assumir o suplente que tenha mais idade.

O suplente é convocado pelo presidente da Câmara Municipal. Depois de prestar compromisso, é empossado e assume a vaga. Se o afastamento do vereador for temporário e ele reassumir o cargo, o vereador que o substituiu durante o período volta à posição de suplente.

A quem pertence à vaga de suplente

É importante saber que a vaga de suplente de vereador não pertence ao candidato. Pertence ao partido ou à coligação pela qual ele concorreu.

Assim, se o suplente decidir mudar sua filiação para um partido diferente, ele perde o direito de ser convocado para assumir o cargo e esse direito passa automaticamente ao próximo suplente da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here