Universal é condenada por coagir casal a doar seus bens para igreja - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

28/02/2018

Universal é condenada por coagir casal a doar seus bens para igreja

A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 mil reais por danos morais a um casal que afirmar ter sido coagido a doar seus bens para a instituição religiosa. De acordo com o site iBahia, a igreja de Edir Macedo terá que devolver celulares, impressora, aparelho de fax, ar-condicionado Split ou pagar o valor equivalente a todos esses bens.
De acordo com os ex-fies, o marido e a mulher estavam enfrentando dificuldades financeiras e procuraram a igreja para resolver a situação. De acordo com eles, os pastores recolhiam dinheiro e alegavam que, quanto mais dinheiro fosse doado, mais Jesus daria em troca.
Se não bastasse, segundo a publicação, os fiés eram desafiados a fazerem donativos com o objetivo de provar a fé e sob ameaças.
Inicialmente, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou a igreja a pagar essa indenização de R$ 20 mil por danos morais e a devolver os itens doados. A Igreja Universal recorreu então ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a sentença por unanimidade. Em sua defesa, a Iurd alegou que não houve comprovação dessa coação moral irresistível.
A decisão do STJ ressalta que as doações às instituições religiosas, de qualquer tipo, são um componente essencial da liberdade de consciência e de crença, garantida pela Constituição. No entanto, os relatos comprovados por testemunhas mostraram que as doações do casal foram feitas sob ameaça de sofrimento e condenação espiritual.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here