Bloqueio de celulares piratas no Brasil começa a partir de 15 de setembro - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

12/07/2017

Bloqueio de celulares piratas no Brasil começa a partir de 15 de setembro

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) voltou a falar sobre o bloqueio dos smartphones piratas no Brasil. Após negociações com as operadoras, o processo de desativação das linhas de aparelhos “xing ling” começará a partir de 15 de setembro. Antes, a data prevista era dia 30 de julho.

Como informa o Uol Tecnologia, as operadoras vão enviar uma mensagem avisando os usuários que seu telefone está irregular a partir de 15 de setembro, antes da linha ser desativada. Ao todo, as operadoras estimam que mais de 1 milhão de dispositivos serão afetados pelo bloqueio no Brasil em poucos dias. A Anatel, por outro lado, diz que não sabe o número de aparelhos que estão irregulares.
O órgão considera como aparelho pirata os dispositivos que não possuem  IMEI válido no GMSA (GSM Association) ou homologação do órgão brasileiro. A partir de setembro, os celulares ilegais que tentarem acessar redes de dados 4G, 3G e 2G no Brasil receberão um aviso e serão bloqueados de fazer ligações ou utilizar dados móveis.

A Anatel e a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) estão trabalhando no processo de início dos bloqueios há aproximadamente três anos. As operadoras temem que o grande número de clientes afetados lote os sistemas de atendimento ao cliente, e vêm lutando nos últimos meses para impedir, ao menos momentaneamente, o bloqueio dos dispositivos.

Segundo estimam as operadoras, dos 242 milhões de acessos móveis feitos atualmente, 13 milhões são de aparelhos piratas. Segundo as companhias, também são ativados 1 milhão de celulares sem IMEI e homologação da Anatel por mês no Brasil.


Meu aparelho será bloqueado?

Se você possui um smartphone importado de uma empresa desconhecida, ou simplesmente quer checar se o seu dispositivo está dentro das normas, basta acessar o site Consulta Legal da Anatel para fazer a verificação de legalidade.


Para fazer a verificação, é necessário anotar o IMEI do aparelho, que pode ser visualizado ligando para *#06#, e colocá-lo no campo de checagem do site.

É importante ressaltar que aparelhos importados de marcas como Xiaomi, OnePlus e Huawei possuem registro no GSMA, e apesar da ausência da homologação da Anatel, continuam sendo válidos, já que possuem IMEI.

Para quem possui um dispositivo que vai ser bloqueado, nem tudo está perdido: apesar de não poder fazer ligações ou ativar dados móveis, o dispositivo ainda poderá se conectar em redes Wi-Fi, caso possua a funcionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here