Votar nulo pode anular uma eleição? - David Gouveia Notícias

Última

18 de agosto de 2012

Votar nulo pode anular uma eleição?

VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE
Ufa! até que enfim uma informação boa! 
Ta esperando o que? 
Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez? Isso mesmo, em uma única vez.... 
Preste muita atenção: 
Você sabe para que serve o VOTO NULO? Não sabe, não é mesmo?! 
Não se preocupe, eu acredito que menos de 1% da população saiba algo sobre isso...


Existe muita confusão a respeito da diferença entre votos brancos e nulos. Há quem afirme que nenhum dos dois é levado em conta para o resultado das eleições. Mas segundo o próprio Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/65), o voto nulo tem o poder de provocar uma nova eleição:

“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.” (Fonte: Código civil)

“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.” (Fonte: Código civil)

Isso significa que o voto nulo faz a diferença: se 50% dos votos forem nulos, a eleição é cancelada.

Há quem diga que até os candidatos teriam de ser trocados neste caso, mas quanto a isso há controvérsia*. O fato é que votando nulo você afirma claramente que não concorda com os candidatos que foram apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here