Ônibus espacial Endeavour começa a retornar à Terra - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

30/05/2011

Ônibus espacial Endeavour começa a retornar à Terra

Nave deve pousar no planeta no dia 1º de junho.
Voo será o penúltimo a ser feito por um ônibus espacial.

Nave deve pousar no planeta no dia 1º de junho.
Voo será o penúltimo a ser feito por um ônibus espacial.

O ônibus espacial Endeavour deixou a Estação Espacial Internacional na noite de domingo, abrindo caminho para a última viagem de volta ao posto de observação avançado na Flórida, antes de a Nasa aposentar sua frota de três ônibus espaciais.

A aeronave estava a 346 quilômetros acima da Bolívia, quando o piloto Greg Johnson realizou a manobra para se afastar do porto de ancoragem que sustentou o Endeavour desde sua chegada à estação em 18 de maio.

O Endeavour levou o mais importante experimento científico da estação - o Espectrômetro Magnético Alfa, um detector de partículas de US$ 2 bilhões - e partes extras para suprir o posto avançado de órbita depois do final do programa de ônibus espaciais.

"O Endeavour está partindo", disse o engenheiro de voo da estação, Ron Garan, via rádio. "Bons ventos e mar calmo, pessoal."


"Obrigado Ron", respondeu o comandante do Endeavour, Mark Kelly. "Agradecemos toda a ajuda."

Antes de deixar a órbita da estação, a tripulação do ônibus espacial esperava testar um novo sistema automático que está sendo desenvolvido para a próxima nave espacial da Nasa, o Veículo Multi-Funcional Tripulado, com o objetivo de transportar astronautas à lua, a asteróides e mais para frente, à Marte.

Uma última missão está prevista antes de os Estados Unidos aposentarem seu programa de 30 anos de ônibus espaciais. O Atlantis deve ser lançado em 8 de julho para transportar suprimentos para um ano à Estação, um plano de contingência caso as empresas comerciais contratadas para assumir o fornecimento à estação tiverem atrasos com seus novos veículos















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here