Otimismo com economia cai após Bolsonaro assumir a Presidência - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

08/04/2019

Otimismo com economia cai após Bolsonaro assumir a Presidência

É a 1ª vez que Datafolha capta piora nesse tipo de expectativa no início de um primeiro mandato de presidente da República
O otimismo do brasileiro com a economia e a sua própria situação voltou a cair, mostra pesquisa Datafolha, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Conforma a publicação, após chegar a níveis recordes às vésperas da posse de Jair Bolsonaro (PSL), a porcentagem de pessoas que acreditam que a situação econômica brasileira vai melhorar nos próximos meses caiu de 65%, em dezembro, para 50%. A parcela dos que prevê piora dobrou, de 9% para 18%.

Fenômeno semelhante ocorre com a expectativa sobre a situação do próprio entrevistado. Os que confiam em melhora passaram de 67% para 59%, enquanto os que acham que haverá piora subiram de 6% para 11%.
O Datafolha ouviu 2.086 brasileiros com 16 anos ou mais, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A análise das séries históricas do Datafolha, que pesquisa expectativas em relação à economia do país desde dezembro de 1997 (durante o primeiro mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso), mostra que é comum uma alta no otimismo antes da posse de novos governos.

Não registra, porém, queda do otimismo em relação à economia brasileira após a posse dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e Dilma Rousseff, em 2011.

Houve queda dessa expectativa após a posse nas reeleições, incluindo na de Fernando Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here