O clássico contra a Argentina, no dia 9, será o primeiro. Quatro dias
depois, a confederação fará o mesmo no amistoso contra a Austrália. Os
dois jogos serão realizados em Melbourne.
No novo acordo, a TV Brasil vai exibir os amistosos. A CBF comprou o
horário na emissora estatal para transmitir as partidas. Os valores não
foram divulgados pelas partes. Os dois jogos vão começar às 7h (de
Brasília).
A Bandeirantes deve ser anunciada como parceira nesta semana. A
confederação exibirá também o seu conteúdo na emissora sediada em São
Paulo.
A iniciativa da CBF segue uma tendência mundial no esporte. Atualmente,
clubes e ligas já começam a produzir seus próprios eventos.
Eles acreditam que vão arrecadar mais ao vender os seus produtos diretamente aos anunciantes nas mais diferentes plataformas.
Até o ano passado, a Rede Globo transmitia com exclusividade todos os amistosos da seleção brasileira.
Até agora, a CBF não fechou contrato com a emissora carioca. Executivos
envolvidos na negociação não acreditam que a Globo chegará a um acordo
com a entidade.
Pelo novo modelo, a confederação vai expor na transmissão os seus dez
patrocinadores oficiais e ainda venderá espaço para empresas que não
sejam concorrentes dos seus parceiros.
A operação será baseada nos estúdios da CBF, que ficam no prédio da
entidade, no Rio. De lá, Pelé fará os seus comentários. Em breve, serão
anunciados os principais nomes da equipe. Pelo menos 50 profissionais
vão trabalhar no Brasil e em Melbourne.
Em janeiro, a CBF testou o modelo no amistoso contra a Colômbia, no Engenhão.
A entidade não cobrou pelos direitos de transmissão e distribuiu o
sinal para emissoras de todo o mundo, além de liberar para exibição em
vídeo nas redes sociais.
FACEBOOK
Além de disponibilizar os dois amistosos na TV aberta, a entidade está
perto de fechar acordo com o Facebook para transmitir os jogos da
seleção pela internet.
A Folha teve acesso ao plano comercial para as partidas apresentadas pela rede social aos anunciantes.
Segundo o documento, cada cota de publicidade é oferecida para os dois
amistosos por R$ 2,3 milhões -R$ 1,8 milhão para o Facebook e R$ 500 mil
para os cofres da entidade presidida por Marco Polo Del Nero.
Inicialmente, a intenção dos novos parceiros da entidade é vender as cotas pelo menos para cinco empresas.
O comprador terá direito a três menções e duas inserções durante a
partida em cada tempo. A marca do parceiro também será exibida nos
intervalos das partidas.
De acordo com o projeto, os anunciantes já terão suas marcas exibidas
em anúncios promocionais dos amistosos a partir de quinta (dia 1º).
REVANCHE
A seleção brasileira deverá fazer oito amistosos até a abertura da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
A principal partida agendada é a revanche contra a Alemanha, marcada para março, em Berlim.
Já o Mundial, que é negociado pela Fifa, a CBF não conseguirá fazer.
A Globo já tem os direitos das edições da Rússia (2018) e do Qatar (2022).
A confederação cogita a possibilidade de estender o projeto para as eliminatórias do Mundial do Qatar.
A entidade não tem contrato com nenhuma emissora de TV para a próxima edição do torneio classificatório.
Nos próximos dias, a CBF deverá também fechar contrato com um canal
fechado para os dois amistosos na Austrália. A emissora também teria que
exibir o conteúdo produzido pela entidade caras novas.
Em sua convocação para os jogos contra Argentina e Austrália, Tite deu
folga para Neymar, Marquinhos, Miranda, Marcelo, Daniel Alves e Alisson,
e oferecerá chance a nomes como Diego Alves, Rafinha, Alex Sandro,
Jemerson e David Luiz. Gabriel Jesus volta após lesão.
REDES SOCIAIS TRAVAM BRIGA POR TRANSMISSÕES
Redes sociais mais populares da internet, Facebook e Twitter são rivais
também na disputa para ser o canal oficial de grandes eventos, e o
esporte tem papel estratégico nesse duelo.
As ligas profissionais dos Estados Unidos são as mais visadas. O
Twitter já produz conteúdo exclusivo para seus usuários na NBA
(basquete) e exibiu jogos gratuitamente da MLB (beisebol) e NHL (hóquei
no gelo), em 2016.
No mesmo ano, estima-se que pagou US$ 10 milhões (R$ 32,6 milhões na
cotação atual) para transmitir em sua plataforma dez partidas da NFL
(futebol americano).
Em março, o Facebook assinou acordo com a MLS (liga principal de
futebol nos EUA e Canadá) e com o conglomerado de mídia em língua
espanhola Univision Communications para o streaming de pelo menos 22
jogos em inglês neste ano.
Antes, também fez acordo de transmissão com a MLB (20 jogos ao vivo),
mostrou amistosos das seleções feminina e masculina de basquete dos
Estados Unidos antes dos Jogos do Rio, em 2016, e exibiu a quase toda a
temporada da liga de desenvolvimento da NBA.
A mudança do mercado já tem reflexos na publicidade. Segundo uma
consultoria norte-americana, o investimento em anúncios em 2017 deve
chegar a US$ 73 bilhões na internet e US$ 71 bilhões na TV nos EUA.
Por Folhapress | Fotos: Folhapress
Nenhum comentário:
Postar um comentário