![]() |
Reprodução Instagram |
O Brasil passou a liderar a lista de países notificados pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a maior tarifa já anunciada — 50% sobre produtos brasileiros. A medida, segundo o g1, foi anunciada nesta quarta-feira (9) e entrará em vigor a partir de 1º de agosto. A sanção atinge países que não possuem acordo comercial com os EUA.
O aumento nas tarifas intensifica o embate comercial entre os dois países. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), classificando seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) como “uma vergonha internacional”. Trump afirmou ainda que a decisão foi motivada pelos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres” e por “violações à liberdade de expressão de americanos”.
A tarifa de 50% será aplicada sobre “todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas aos EUA, além de outras tarifas setoriais já existentes”, diz o documento. Produtos como aço e alumínio, por exemplo, já são tributados por esse percentual. “Essas tarifas são necessárias para corrigir anos de barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelo Brasil, que resultaram em déficits comerciais insustentáveis para os EUA. Esses déficits ameaçam nossa economia e nossa segurança nacional”, justificou Trump, segundo o g1.
Em resposta, Lula afirmou que, diante da medida unilateral, o Brasil poderá adotar tarifas recíprocas com base na Lei da Reciprocidade Econômica. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que o Brasil tem registrado déficits comerciais com os EUA desde 2009, com gastos em importações superiores à receita com exportações.
Trump ainda ameaçou retaliação adicional caso o Brasil reaja: “Se, por qualquer razão, o senhor [Lula] decidir aumentar suas tarifas, qualquer valor que escolher será somado aos 50% que cobraremos”, afirmou. O republicano também disse ter solicitado a abertura de investigação sobre práticas comerciais desleais por parte do Brasil.
Lula reagiu com firmeza à carta. “O Brasil é um país soberano, com instituições independentes, e não aceitará ser tutelado por ninguém”, declarou nas redes sociais. “O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência exclusiva da Justiça brasileira e não está sujeito a qualquer tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, completou.
Confira os países notificados e as tarifas impostas:
África do Sul: 30%
Argélia: 30%
Bangladesh: 35%
Bósnia e Herzegovina: 30%
Brasil: 50%
Brunei: 25%
Camboja: 36%
Cazaquistão: 25%
Coreia do Sul: 25%
Filipinas: 20%
Indonésia: 32%
Iraque: 30%
Japão: 25%
Laos: 40%
Líbia: 30%
Malásia: 25%
Myanmar: 40%
Moldávia: 25%
Sérvia: 35%
Sri Lanka: 30%
Tailândia: 36%
Tunísia: 25%
Nenhum comentário:
Postar um comentário