Saiba quais são as principais datas e prazos para as eleições deste ano - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

01/01/2024

Saiba quais são as principais datas e prazos para as eleições deste ano

Jovens com 16 e 17 anos podem tirar título até maio; candidatos, por sua vez, têm até agosto para se registrarem na disputa


Ano de eleições municipais em todo o Brasil, menos no Distrito Federal, 2024 já tem calendário para inscrição de eleitores e candidatos, além de datas para primeiro e eventual segundo turno.

Jovens com menos de 18 anos, mas que até a data do primeiro turno terão pelo menos 16 anos, poderão tirar o título de eleitor até 8 de maio. O voto para este público é facultativo, assim como para maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.

Entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos realizarão convenções para definir os candidatos que concorrerão ao pleito.

Os escolhidos pelos partidos precisarão registrar seus nomes na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. É obrigatório que os candidatos comprovem nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos e alistamento eleitoral.

Também é obrigatório que os candidatos tenham domicílio eleitoral há pelo menos seis meses no município em que pretendem concorrer, além de filiação ao partido neste mesmo período.

A propaganda eleitoral só poderá começar a ser feita a partir de 16 de agosto e o programa eleitoral na televisão e rádio será exibido entre 30 de agosto e 3 de outubro.

O primeiro turno da eleição acontece em 6 de outubro. Caso a vitória eleitoral do primeiro colocado não seja concretizada, um segundo turno está programado para três semanas depois, dia 27 do mesmo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here