Rússia e Ucrânia anunciam troca de cerca de 200 prisioneiros de guerra - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

31/01/2024

Rússia e Ucrânia anunciam troca de cerca de 200 prisioneiros de guerra

Medida acontece uma semana após queda de avião com prisioneiros ucranianos


Rússia e Ucrânia anunciaram, nesta quarta-feira, 31, a troca de cerca de 200 prisioneiros de guerra, uma semana após a queda de um avião militar russo que, segundo Moscou, foi derrubado por Kiev enquanto transportava soldados ucranianos cativos.

O Ministério russo da Defesa afirmou que 195 de seus soldados foram trocados pelo mesmo número de soldados ucranianos. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, mencionou, por sua vez, o retorno de 207 ucranianos detidos pelos russos.

"Os nossos estão em casa", escreveu Zelensky nas redes sociais, prometendo trazer de volta todos os prisioneiros, "combatentes ou civis".

Segundo o comissário de direitos humanos da Ucrânia, Dmitro Lubinets, esta é a 50ª troca deste tipo. Até o momento, 3.035 ucranianos retornaram.

Na semana passada, um avião militar russo caiu perto da fronteira com a Ucrânia em circunstâncias ainda não identificadas. Na queda, morreram todos os 74 ocupantes, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados.

A Rússia afirma que o avião foi abatido pela Ucrânia, que, por sua vez, não confirmou nem negou a acusação, mas manifestou dúvidas sobre a presença de seus soldados a bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here