Apagão de agosto foi causado por falha em parques eólicos e solares no Ceará - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

29/09/2023

Apagão de agosto foi causado por falha em parques eólicos e solares no Ceará

ONS divulgou relatório nesta terça-feira (26)

Foto:Agência Brasil/Arquivo

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta terça-feira (26) que a principal causa para o apagão ocorrido no Brasil no dia 15 de agosto foi uma falha no desempenho de equipamentos de parques eólicos e solares, localizados próximos à linha de transmissão Quixadá – Fortaleza II, no Ceará. Na ocasião, cerca de 29 milhões de brasileiros em quase todo o país ficaram sem energia.

Segundo o relatório do NOS, os equipamentos responsáveis pelo controle de tensão funcionaram abaixo do ideal. “A análise da perturbação permitiu constatar que o desempenho dos controles em campo, de usinas eólicas e solares, em especial no que tange à capacidade de suporte dinâmico de potência reativa, foi muito aquém dos modelos matemáticos fornecidos pelos agentes e representados na base de dados oficial de transitórios eletromecânicos”, diz o levantamento.

O operador informa ainda que a diferença entre o desempenho dos equipamentos e as simulações “não permitiu ao ONS identificar os riscos relacionados ao cenário operativo pré-distúrbio”, que provocou a queda de energia. Com a divulgação do documento, chamado de Relatório de Análise de Perturbação (RAP), agentes do sistema elétrico poderão manifestar-se. O relatório será finalizado até o dia 17 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here