Crise global da água pode ‘ficar fora de controle’, alerta relatório da ONU - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

27/03/2023

Crise global da água pode ‘ficar fora de controle’, alerta relatório da ONU

O uso da água aumentou cerca de 1% ao ano nos últimos 40 anos

Foto: Tiago Alves/G1

O mundo está enfrentando uma crise global de água iminente que ameaça “ficar fora de controle” à medida que o aumento da demanda por água e os impactos intensificados da crise climática colocam uma enorme pressão sobre os recursos hídricos, alertou um relatório da ONU.

O uso da água aumentou cerca de 1% ao ano nos últimos 40 anos, impulsionado pelo crescimento populacional e mudanças nos padrões de consumo, de acordo com o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água, da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado na terça-feira (21), na véspera de uma importante cúpula da água, realizada pela própria ONU em Nova York.

O número de pessoas nas cidades que enfrentam escassez de água está projetado para quase dobrar de 930 milhões de pessoas em 2016 para 2,4 bilhões até 2050, segundo o relatório. É esperado que a demanda urbana de água aumente 80% até 2050.

Sem ação para resolver o problema da escassez de água, “definitivamente haverá uma crise global”, disse Richard Connor, principal autor do relatório, em entrevista coletiva durante o lançamento do documento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here