Papa Bento XVI é sepultado no Vaticano - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

05/01/2023

Papa Bento XVI é sepultado no Vaticano


Cardeal Giovani Battista benze o caixão de Bento XVI durante o funeral do papa emérito, em 5 de janeiro de 2023. (Foto: Guglielmo Mangiapane/ Reuters)


O papa emérito Bento XVI foi enterrado na quinta-feira, 5, nas criptas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em cerimônia conduzida pelo seu antecessor papa Francisco.

Após três dias de velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, Joseph Ratzinger foi sepultado no mesmo túmulo que antes pertencia a São João Paulo II, cujo corpo foi levado para a parte de cima da basílica após sua beatificação, em 2011.

A última vez que um papa no cargo presidiu o funeral de um antecessor foi em 1802, quando Pio 12 presidiu o culto a Pio 11, cujo corpo retornou ao Vaticano depois que ele morreu em 1799 no exílio.


Multidão acompanha funeral de Bento XVI na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de janeiro de 2023. (Foto: Ben Curtis/ AP)

Estima-se que cerca de 100 mil pessoas participaram do funeral, entre as quais inúmeras autoridades e chefes de Estado. Celebraram com o Pontífice, além do cardeal-decano Giovanni Battista Re no altar, mais de 120 cardeais, 200 bispos e quase quatro mil sacerdotes.

Bento XVI morreu no último sábado (31), aos 95 anos, no isolado mosteiro do Vaticano onde vivia desde sua renúncia em 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here