Como previsto, a conectividade 5G conduz o fim das parabólicas - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

23/08/2022

Como previsto, a conectividade 5G conduz o fim das parabólicas

O 5G irá operar na mesma frequência das antenas, causando significativas interferências nos aparelhos, isso quando não há perda completa do sinal.
 
A implementação da nova conectividade 5G no Brasil está, como previsto, prejudicando o sinal de antenas parabólicas. O novo recurso chegou em Brasília e está aos poucos sendo inserido em todas as capitais do país. A tecnologia, que promete mais rapidez com menos tempo de latência, irá forçar as portas da inovação em muitos setores, mas um efeito colateral é o fim das antenas parabólicas, que em sua grande maioria transmitem sinais de TV aberta.

Isso ocorre pois o 5G irá operar na mesma frequência das antenas, causando significativas interferências nos aparelhos, isso quando não há perda completa do sinal. Os usuários da TV aberta serão os principais afetados e, provavelmente até o final do ano, terão que realizar a troca das antenas convencionais.

Mas isso também tem um lado bom, segundo o especialista e CEO de tecnologia e engenharia, Luiz Duarte. “Uma vez que você fizer a atualização do seu kit de recepção de televisão via satélite, você passa a contar com sinal digital via satélite. Esse sinal é muito mais limpo, tem mais qualidade de imagem, o som é muito melhor”, destaca.

O problema já havia sido antecipado por especialistas, e as ações para mitigar perturbações para os cidadãos se fazem necessárias com a implementação definitiva do novo recurso tecnológico. Nesse cenário, as famílias inscritas no Cadastro Único, que tem uma parabólica convencional instalada e possuem os requisitos básicos para a participação nos programas sociais do Governo, poderão receber um novo kit de transmissores totalmente gratuito.

Com o kit gratuito, quem for contemplado terá o acesso à transição de dispositivos transmissores de TV, atenuando o impacto do prejuízo em relação à implementação do 5G. Como tudo na vida, a mudança pode ser negativa para alguns, mas também oferecerá novas opções para aqueles que precisam de internet móvel de alta velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here