O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) protocolou na Câmara dos Deputados a indicação para o Ministério da Educação adiar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A iniciativa é mais uma vinda da bancada baiana. Na semana passada, a deputada Lídice da Mata protocolou um projeto de decreto legislativo sobre o assunto.
Em nota à imprensa, Marinho argumentou que a crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus traz fortes impactos, inclusive na educação. O principal motivo é a dificuldade do ensino à distância.
“Muitos estudantes, principalmente de baixa renda, não têm acesso a computadores, aparelhos telefônicos ou rede de internet banda larga, o que dificulta o processo de aprendizagem em casa. Já os que têm acesso às plataformas de vídeos podem não estar 100% prontos para o exame, uma vez que não temos a comprovação da efetividade dessas em comparação ao ambiente que os mesmos já estavam inseridos e acostumados, que são as aulas presenciais”, afirma.
As inscrições para o Enem estão abertas desde a última segunda-feira (11) até o próximo dia 22. O Tribunal de Contas da União (TCU) já indicou a necessidade de adiamento do Exame, mas o MEC não tem plano de contingência para realização do exame, caso a pandemia se prologue até novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário