Apontada como cidade mais violenta, Mata de São João ganha Distrito de Segurança - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

20/12/2016

Apontada como cidade mais violenta, Mata de São João ganha Distrito de Segurança

Por Bocão News | Fotos: Manu Dias / Divulgação 

 Localizada na Região Metropolitana de Salvador, a cidade de Mata de São João, recebeu nesta terça-feira (20), o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A cidade foi apontada como a mais violenta do país neste ano com 102,9 assassinatos com arma de fogo por habitante, de acordo com o 'Mapa da Violência 2016 - Homicídios por Armas de Fogo no Brasil', elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).  
 
O equipamento, localizado na entrada de Praia do Forte, vai abrigar as Polícias Civil e Militar. A inauguração contou com a presença do governador Rui Costa (PT). “Foi um investimento de mais de R$ 3 milhões para a implantação do Disep. É um novo conceito, onde juntamos as duas instituições para trabalharem articuladas e, assim, melhorarem a segurança pública”, afirmou Rui.
 
O Disep será comandado pelo major PM, Hilton Teixeira dos Reis, que contará com um efetivo de 120 homens e 12 viaturas; e pelo delegado Aldaci Ferreira dos Santos, que terá uma equipe de 24 pessoas, sendo um escrivão e 23 investigadores. A Polícia Civil contará com uma motocicleta, uma viatura velada (sem identificação, para casos de investigação), e uma nova viatura, que faz parte dos veículos entregues pelo governador Rui Costa à corporação, na última semana. 
 
“A unidade vai aumentar a integração entre as polícias, que já é muito forte na região, e reforçar a segurança no litoral, que recebe um grande fluxo de turistas”, o major Hilton Teixeira, comandante da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
 
Ele revelou que o Disep será a nova sede do comando da PM no município. “A outra sede da CIPM se tornará um pelotão e também abrigará parte da sede administrativa”, completa.
 
Quem optar por ir ao prédio passará por uma triagem ainda na recepção, para ser direcionado ao serviço adequado. A unidade também vai disponibilizar um canal de comunicação, via whatsapp, para receber denúncias, através do número (71) 99984-7829, além da central, pelo 190.  
 
“O Distrito Integrado terá mais recursos para atender a população, que é flutuante e que movimenta bastante a região. Funcionaremos 24 horas, com uma estrutura moderna, novos veículos e uma integração especial entre as polícias, o que facilita muito o nosso trabalho com a comunidade”, disse o delegado Aldaci. 
 
Também participaram da inauguração os secretários estaduais Maurício Barbosa (Segurança) e José Alves (Turismo); o delegado geral da Polícia Civil, Bernardino Brito; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Teles; e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão.
 
 
'Mapa da Violência 2016
 
O estudo sob coordenação do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, mostra que dois terços dos municípios brasileiros mais violentos ficam na Região Nordeste. Na época da divulgação do estudo, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que o ranking divulgado não condiz com a realidade, pois não pode existir comparação entre estados que contabilizam todos os casos de homicídios, com federações que utilizam o subterfúgio 'mortes a esclarecer' com o objetivo de reduzir seus índices. A SSP-BA esclareceu ainda que a própria pesquisa, nas considerações finais, chama a atenção para a diferença da coleta realizada pelos estados e orienta a não comparação dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here