Ministério da Saúde confirma 3ª morte por Zika - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

11/02/2016

Ministério da Saúde confirma 3ª morte por Zika

               
 
Créditos: Divulgação/Internet
      
O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, no Brasil. A paciente, uma jovem de 20 anos, do município de Serrinha, Rio Grande do Norte, foi internada em Natal durante 11 dias por problemas respiratórios. A morte foi em abril do ano passado, mas o resultado dos exames saiu apenas agora.
Na época, médicos suspeitaram que a morte poderia estar relacionada à dengue grave, mas exames deram inconclusivos. Diante do aumento de casos de zika registrados no país ano passado, o Instituto Evandro Chagas decidiu fazer uma nova análise do material, encontrando, desta vez, confirmação para a infecção por zika. A pesquisa foi encaminhada para à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora não seja o primeiro diagnóstico de morte por zika, o terceiro caso traz mostras mais robustas de que a doença pode levar a quadros mais graves ainda.
O primeiro caso de óbito por zika no Brasil era de um homem, que morava no estado do Maranhão. Segundo os especialistas, o resultado divulgado em novembro do ano passado foi diagnosticado a presença de lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso, o paciente não resistiu à zika.
Já o segundo, foi de uma menina de 16 anos, do município de Benevides, no Pará. Os dados mostram que os primeiros sintomas apresentados foram dor de cabeça, náuseas e pontos vermelhos na pele e nas mucosas em setembro. Ela morreu no fim de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here