Após a presidente Dilma Rousseff não receber as credenciais do novo embaixador da Indonésia, alegando indefinição nas relações diplomáticas entre os dois países, o governo do país do sudoeste asiático levanta a possibilidade de cancelar ligações econômicas com o Brasil. De acordo com informações vindas da imprensa da Indonésia, o país ameaça deixar de injetar milhões no Brasil referentes à compra de material militar.
Os dois países tem contrato avaliado em 284 milhões de dólares, que incluem 16 aviões de combate e também lançadores de mísseis. Ainda de acordo com a opinião do governo, “o Brasil precisa muito mais da Indonésia do que a Indonésia do Brasil”.
O impasse diplomático se deu após a rejeição ao pedido de clemência da presidente Dilma a favor do brasileiro condenado à morte por tráfico de drogas, Marco Archer Cardoso, fuzilado no final de janeiro.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo (foto), disse nesta terça-feira (24) que nações estrangeiras não devem interferir no direito de seu país de aplicar a pena de morte. Ele afirmou ainda que a execução prevista de 11 condenados, inclusive um brasileiro, não será adiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário