“Sou Contra a Homofobia, Sou A Favor da Vida” campanha para sensibilizar a população é lançada - David Gouveia Notícias

Última

27/08/2013

“Sou Contra a Homofobia, Sou A Favor da Vida” campanha para sensibilizar a população é lançada

“Sou Contra a Homofobia, Sou A Favor da Vida” é o tema de campanha lançada, no último sábado (24), pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e movimentos sociais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de respeitar a diversidade e a orientação sexual do grupo LGBT – composto por gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O tema da campanha é a contribuição da SJCDH, à 12ª Parada Gay da Bahia, que acontece no dia 08 de setembro.

Segundo o Secretário Almiro Sena, a intenção do Governo do Estado, através da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, é fazer com que a Bahia torne-se cada vez mais um exemplo em termos de combate às práticas homofóbicas. “A luta contra a homofobia exige efetiva participação da sociedade. E a informação é, sem dúvida, um passo fundamental de destruição de preconceitos”, destacou.

Atos homofóbicos podem ser denunciados pela população, através do contato “Disque 100” – serviço de denúncias sobre violações aos direitos humanos. “Verifica-se um compromisso real do Governo, na ampliação de ações e projetos de defesa dos direitos da população ou na rápida apuração de crimes que envolvem homossexuais”, informou Sena.

Mobilização Social

A campanha “Sou Contra a Homofobia, Sou A Favor da Vida”, mostra heterossexuais de diversos segmentos da população – negros, brancos, pessoa com deficiência, dentre outros – ‘vestindo a camisa contra a homofobia’. O cantor Léo Santana também aderiu voluntariamente à campanha, que foi espalhada por diferentes pontos da cidade em formato de outdoors, busdoor, adesivos e panfletos. O tema também está sendo levado à instituições de ensino, em formato de palestras, com o objetivo mostrar à crianças e adolescentes a necessidade de respeitar as diferenças.

Atualmente, funciona na sede da Secretaria da Justiça, um Núcleo Especializado para articular ações e atender às demandas do público LGBT. À frente do Núcleo está a primeira transexual da Bahia a ocupar um cargo público, Paulett Furacão.






O número de assassinatos de homossexuais aumentou 27% no Brasil em 2012, revelou uma pesquisa divulgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). De acordo com o levantamento, 338 assassinatos de gays, lésbicas e travestis foram registrados no último ano. Em 2011 foram 266 homicídios, o que representa uma morte a cada 26 horas. Desde 2005, quando foram registrados 81 casos, o montante aumentou 317%. Segundo o GGB, 99% dos crimes estão relacionados à homofobia. Na Bahia, o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais mostrou que ocorreram 29 mortes de forma violenta em 2012, um a mais em relação ao ano anterior. Com 45 assassinatos, São Paulo foi o estado com maior número de vítimas, seguindo por Pernambuco, com 33. A Bahia aparece em terceiro. Alagoas lidera em termos relativos, com índice de 5,6 assassinatos por cada milhão de habitantes. Segundo o estudo, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos, concentrando 44% do total de homicídios. Os gays são as maiores vítimas, com 188 registros, seguidos de 128 de travestis, 19 de lésbicas e dois de bissexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here