Mais de 1 milhão de pessoas assistem à beatificação do papa João Paulo II - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

01/05/2011

Mais de 1 milhão de pessoas assistem à beatificação do papa João Paulo II

Texto: Fonte Agência Brasil
Roma - Superando as previsões, mais de 1 milhão de peregrinos e fiéis, procedentes de várias partes do mundo, lotaram neste domingo (1º) a cidade de Roma para assistir à cerimônia de beatificação do papa João Paulo II na Praça de São Pedro, de acordo com o porta voz do Vaticano, citando fontes da Secretaria de Segurança de Roma.

Devido à pressão dos peregrinos, a polícia italiana foi obrigada a abrir as cancelas que dão acesso à Praça de São Pedro quatro horas antes do previsto. Milhares de pessoas não puderam chegar ao local e tiveram que se dirigir para outras áreas da cidade, onde foram instalados telões, para acompanhar acerimônia.

Um grupo de brasileiros do Distrito Federal chegou às 4h da manhã para pegar um bom lugar próximo à Praça de São Pedro. Mesmo não estando muito próximos, ficaram emocionados. “Chegamos sábado, no fim da tarde, de Brasília. Às 4h da manha já estávamos aqui”, disse João Carlos de Almeida, 54 anos, que levava uma grande bandeira do Brasil. “A cerimônia foi maravilhosa, emocionante. João Paulo II foi santo em vida e mudou o mundo com sua presença", acrescentou.

A presença de mais de 1 milhão de pessoas, num clima de grande comoção, confirma mais uma vez o grande carisma de João Paulo II, que foi lembrado pelo papa Bento XVI no sermão que fez durante a cerimônia.
Em sua homília, Bento XVI explicou o motivo pelo qual decidiu acelerar o processo de beatificação - último estágio antes da santidade - de seu predecessor: a grande veneração popular por João Paulo II.

“Passaram-se seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa. Já naquele dia sentíamos pairar o perfume de sua santidade, tendo o povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele", disse Bento XVI.

“Por isso, quis que a sua causa de beatificação pudesse, no devido respeito pelas normas da Igreja, prosseguir com discreta celeridade. E o dia chegou porque assim quis o Senhor: João Paulo II é beato, por sua forte e generosa fé apostólica. “Hoje, nos nossos olhos brilha, na plena luz de Cristo ressuscitado, a amada e venerada figura de João Paulo II. Seu nome junta-se à série de santos e beatos que ele mesmo proclamou durante os quase 27 anos de pontificado.”

A cerimônia de beatificação foi presidida por Bento XVI e concelebrada por todo o colégio cardinalício. Além dos peregrinos e fiéis de diversos países, 87 delegações oficiais participaram da cerimônia. O Brasil foi representado pelo vice-presidenteda República, Michel Temer.

 Papa Bento XVI passa entre os fiéis - Foto: AFP
 Imagem do agora beato João Paulo II - Foto: AFP
Sangue de Karol Wojtyla é levado para altar - Foto: AFP

 A freira francesa Marie Simon-Pierre ajudou a levar sangue do beato para altar
 João Paulo II comandou a Igreja Católica de 18 de outubro de 1978 até 2 de abril de 2005

 Papa proclamou João Paulo II beato diante de 1 milhão de fiéis
 Papa Bento XVI beija taça onde foi posto o sangue de João Paulo II

 Caixão com os restos de João Paulo II foi colocado perante o Altar da Confissão da Basílica de São Pedro
 Freira beija caixão de João Paulo II


Religioso beija caixão de João Paulo II na Basílica de São Pedro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here