Chapéu com amostras de DNA de Napoleão é descoberto em Hong Kong - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

06/09/2021

Chapéu com amostras de DNA de Napoleão é descoberto em Hong Kong

Adereço carrega fios de cabelo que foram atestados como os do lendário estadista europeu

Um chapéu recém-descoberto com evidências de DNA provando que pertencia ao lendário estadista europeu e general Napoleão Bonaparte foi apresentado pela casa de leilões Bonhams em Hong Kong nesta segunda-feira (6).


Descrito por Bonhams como o “primeiro chapéu com o DNA do Imperador”, ele está em exibição em Hong Kong antes de se mudar para Paris e Londres, onde será leiloado em 27 de outubro.


O chapéu, um dos icônicos bicornes frequentemente vistos em representações de Napoleão no campo de batalha, havia sido comprado por seu atual proprietário em uma pequena casa de leilões alemã que não sabia na época que pertencera ao imperador.


“Foi um encontro puramente casual “, disse Simon Cottle, diretor da Bonhams Europe.


O comprador ficou intrigado quando percebeu que tinha inscrições e outras características sugerindo que poderia ter pertencido a Napoleão, disse Cottle, acrescentando que uma investigação inicial sugeriu que correspondia às dimensões e idade dos bicornes de Napoleão.


O chapéu foi então analisado extensivamente usando vários métodos, incluindo microscopia eletrônica.


“Cinco fios de cabelo foram descobertos quando o conteúdo do chapéu foi examinado de perto”, disse Cottle. “E dois daqueles cabelos foram então seguidos, e eles carregavam a marca de Napoleão.”


A história desse chapéu é muito diferente de outros bicornes napoleônicos que já foram oferecidos no mercado, segundo Cottle. Ele disse que a maioria deles foi entregue por famílias nobres ligadas ao imperador, ou soldados que os pegaram no campo de batalha.


O preço estimado do chapéu – entre 100.000 libras (US$ 138.550) e 150.000 libras – foi cauteloso, disse Cottle, já que só recentemente foi comprovado que o chapéu pertencia ao imperador.


Outros chapéus napoleônicos, com mais história no circuito de leilões, renderam até US$ 2,5 milhões.

 
 Fonte: CNNBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here