Pessoas são mortas no Afeganistão em protestos contra o Talibã - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

19/08/2021

Pessoas são mortas no Afeganistão em protestos contra o Talibã

Foi o primeiro ato de oposição popular aos grupos que tomou Cabul

Foto: WAKIL KOHSAR/AFP

Inúmeros manifestantes foram às ruas do Afeganistão, nesta quinta-feira (19), para protestar contra o domínio do Talibã. Diversas pessoas foram mortas após o grupo terrorista disparar contra os protestos. Este foi o primeiro ato de oposição popular aos militantes desde que eles tomaram a capital Cabul.

“Nossa bandeira, nossa identidade”, gritava uma multidão de homens e algumas mulheres, acenando com bandeiras nacionais pretas, vermelhas e verdes em Cabul, mostrou um vídeo divulgado nas redes sociais.

O Afeganistão comemora a independência do controle britânico, conquistada em 1919, no dia 19 de agosto.

Em Asadabad, capital da província de Kunar, várias pessoas foram mortas durante uma manifestação, mas não ficou claro se as baixas resultaram de disparos ou da debandada causada pelos tiros, disse a testemunha Mohammed Salim.

“Centenas de pessoas saíram às ruas”, contou Salim. “De início, fiquei assustado e não queria ir, mas quando vi que um dos meus vizinhos participava, tirei a bandeira que tenho em casa. Várias pessoas foram mortas e feridas na dispersão e pelos disparos do Talibã”, disse ele.

Manifestantes também foram às ruas de Jalalabad, cidade do leste afegão e um distrito da província de Paktia, nesta quarta-feira (18). Combatentes do Talibã atiraram em manifestantes que acenavam com uma bandeira e mataram três, relataram testemunhas e a mídia.

O primeiro vice-presidente Amrullah Saleh, que está tentando congregar a oposição ao Talibã, expressou apoio aos protestos. “Saúdem aqueles que carregam a bandeira nacional e assim defendem a dignidade de nossa nação”, disse ele no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here