Governo da Bahia entra com ação no STF para fazer compra direta de vacina russa - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

17/01/2021

Governo da Bahia entra com ação no STF para fazer compra direta de vacina russa

Ação foi ingressada na noite de sábado (16). Governo já havia informado que possui um contrato de prioridade para recebimento de até 50 milhões de doses da vacina.
Governo russo informou nesta segunda (14) que a vacina Sputnik V mostrou eficácia de 91,4% na fase final de testes — Foto: Anton Vaganov/Reuters


O Governo da Bahia entrou no sábado (16) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o estado possa fazer a compra direta da vacina russa Sputnik V. Um acordo de cooperação para 50 milhões de doses já havia sido assinado em setembro.

Na sexta-feira (15), o governador Rui Costa já tinha informado nas redes sociais sobre a possibilidade de entrar com a ação. No entanto, a ação só foi ingressada na noite de sábado (16).

"Determinei à Procuradoria Geral do Estado da Bahia que ingresse com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que possamos efetivar a compra direta da vacina russa Sputnik V, com a qual já assinamos um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses", informou Rui Costa nas redes sociais.

O governador destacou que o pedido seria feito para evitar mais mortes de baianos e brasileiros pela Covid-19.

"Não podemos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal. Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado. Precisamos reagir!", enfatizou.

Plano de vacinação

O plano de imunização estadual contra a Covid-19 foi divulgado pelo governo da Bahia na sexta-feira (15). Ele será dividido em quatro etapas e cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês.


De acordo com o governo do estado, estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,2 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa.

Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades.

O plano de vacinação estadual é semelhante ao de Salvador, divulgado pelo prefeito Bruno Reis, na terça-feira (12). Na ocasião, ele detalhou que a capital pode aplicar 100 mil doses por dia e que tem material para a vacinação, assim como os locais de armazenamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here