É #FAKE que EUA e China consideram cloroquina '100% eficiente' para curar a Covid-19 - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

04/09/2020

É #FAKE que EUA e China consideram cloroquina '100% eficiente' para curar a Covid-19

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que a cloroquina é considerada pelos Estados Unidos e pela China “100% eficiente” para tratar a Covid-19. É #FAKE.


A mensagem diz: “China e FDA aprovaram o uso da cloroquina como 100% eficiente na cura da Covid-19”.

Procurada pela CBN, a embaixada da China no Brasil nega a informação. A representação diplomática informa que “desconhece qualquer anúncio sobre ‘o uso da cloroquina como 100% eficiente na cura da Covid-19’ por autoridades governamentais de saúde na China”.

Antes de se espalhar pelo mundo, onde já matou mais de 875 mil pessoas, o coronavírus foi identificado primeiro na China, no fim de 2019. Em agosto, em novas diretrizes para a Covid-19, o governo chinês passou a considerar o uso da cloroquina, mas em nenhum momento disse que sua eficácia estava totalmente comprovada.

No caso do FDA (Food and Drug Administration, agência do Departamento de Saúde do governo norte-americano que tem entre suas atribuições liberar ou não medicamentos), em junho foi emitido um documento revogando a Autorização de Uso Emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes hospitalizados com a Covid-19. Ou seja, o que houve foi o oposto do que diz a mensagem falsa.

“A agência determinou que os critérios legais para a emissão da autorização não são mais atendidos. Com base em sua análise contínua dos dados científicos, o FDA determinou que a cloroquina e a hidroxicloroquina provavelmente não serão eficazes no tratamento de Covid-19. Além disso, à luz de acontecimentos adversos cardíacos graves em curso, e de outros efeitos secundários potenciais graves, os benefícios conhecidos e potenciais da cloroquina e da hidroxicloroquina já não superam os riscos conhecidos e potenciais para a utilização autorizada”, diz o documento.

A agência reviu uma antiga recomendação, de março, que permitia a adoção dos remédios por meio de uma Autorização de Uso Emergencial. No texto, o FDA argumenta que suas ações podem mudar à medida em que a ciência traga à luz mais informações sobre o novo coronavírus.

A equipe do Fato ou fake já desmentiu inúmeras informações falsas que circulam nas redes sociais e mensagens de WhatsApp sobre a eficácia, a segurança e a adoção por países da cloroquina e da hidroxicloroquina, drogas conhecidas para doenças como a malária, mas sem efeito para a Covid-19 aferido por estudos científicos sérios.

A última informação desmentida diz que a Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou atrás em seu posicionamento contrário à prescrição de hidroxicloroquina para tratamento da doença. Não é verdade. O boato diz que agora a agência está pedindo desculpas por isso, o que não aconteceu.

Fonte:extra.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here