'Descoberta' na Bahia, idosa de 121 anos pode ser a mais velha no mundo - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

04/05/2022

'Descoberta' na Bahia, idosa de 121 anos pode ser a mais velha no mundo

 

A baiana Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, pode ser a pessoa mais velha no mundo.

A “descoberta” aconteceu pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, após a idosa passar mal e precisar de um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As informações são do G1.

A certidão de nascimento de Maria Gomes dos Reis, aponta que ela nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje. Devido todos os filhos da idosa já terem morrido, a aposentada mora com a neta Célia Cristina.

“Dou comidinha na boca, nós temos que fazer tudo, trocar fraldas. A minha vida agora está resumida em cuidar dela”, contou a neta ao G1.

Ainda de acordo com Célia, a idosa era bem ativa.

“Ela criou os netos e os bisnetos. Ela que cuidava de tudo. Era bem ativa até pouco tempo, cozinhava, lavava roupas”, disse.

Guinness Book

Segundo o "Guinness Book", o Livro dos Recordes, a pessoa mais velha do mundo, reconhecida, era a japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, que morreu no dia 19 de abril deste ano.

Com o falecimento da japonesa, o título passou a ser da freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascida em 11 de fevereiro de 1904.

Embora nenhum órgão oficial atribua o título, a irmã Andrés — como é conhecida Lucile — se tornou a pessoa mais velha e "de longe", já que é seguida por uma polonesa de 115 anos, disse Laurent Toussaint à Agência France-Presse (AFP).

“A idade avançada a gente sabe que ela tem, mas saber que ela é a mais velha do mundo? A gente fica até abismada”, brincou a neta de Maria Gomes.

Segundo os familiares, apesar de todos os cuidados voltados para a idosa e a idade avançada, ela está acamada há pouco mais de oito anos.

A baiana tem em um total de 13 bisnetos, seis tataranetos e a família tem a expectativa de que Maria Gomes veja a 5ª geração nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here