Forró é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

09/12/2021

Forró é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O registro foi aprovado por unanimidade, nesta quinta-feira (09), durante reunião do Iphan


O Forró foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A oficialização do título aconteceu nesta quinta-feira (09), através da decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que votou por unanimidade pelo reconhecimento. 

Durante a reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, a expressão musical foi considerada como supergênero. De acordo com o instituto, o forró leva essa classificação por agrupar ritmos e manifestações culturais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

O pedido de consideração de registro das matrizes tradicionais do forró foi encaminhado ao Iphan pela Associação Cultural Balaio Nordeste, de João Pessoa, na Paraíba. Após a solicitação, o processo foi aberto em 2011.

O Iphan iniciou uma pesquisa em 2019, nos nove estados do Nordeste, além do Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, para entender e identificar como se expressa o forró, visando aprovar o reconhecimento. Em seguida, houve também estudos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com a identificação de festivais sobre a expressão musical.

Segunda a relatora do processo no conselho do Iphan, Maria Cecília Londres Fonseca, a pesquisa aponta que a primeira menção à palavra forró foi localizada em um jornal amazonense de 1914, referindo-se a seringueiros cearenses “possivelmente em suas atividades festivas”. 

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here