Ao 76 anos morre Dom André de Witte, ex-vigário de Inhambupe e bispo emérito de Ruy Barbosa - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

26/04/2021

Ao 76 anos morre Dom André de Witte, ex-vigário de Inhambupe e bispo emérito de Ruy Barbosa

 

Faleceu neste domingo, 25 de abril, Domingo Dom Bom Pastor, Dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa – BA e presidente da Comissão Pastoral da Terra – CPT. Ele tinha sido internado na sexta-feira, 24 de março, em Salvador, e os médicos estavam estudando a causa de sua doença.

 

Dom André Marie Gerard nasceu em Scheldewindeke, na Bélgica, em 31 de dezembro de 1944, filho de Armand de Witte e Agnes Delbeke, uma família de lavradores. Tem três irmãos e uma irmã. Entrou em 1962 no seminário interdiocesano Colégio para América Latina em Lovaina onde estudou Filosofia e Teologia.

 

Foi nomeado no dia 30 de maio de 1976, junto com padre Benoni, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo de Inhambupe.

 

Ele se formou no Seminário para América Latina, respondendo assim à sua vocação missionária. Durante mais de 18 anos, ele foi padre na diocese de Alagoinhas – BA, onde desempenhou diferentes serviços.

 

Em 28 de agosto de 1994 foi ordenado bispo, assumindo como 4º bispo da diocese de Ruy Barbosa – BA, no dia 18 de setembro. Dom André foi bispo de Ruy Barbosa até 15 de abril de 2020, quando o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia e foi nomeado seu sucessor, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, passando a ser emérito.

 

Sempre ligado ao trabalho com os agricultores e à defesa da terra, ele era formado em agronomia, Dom André assumiu em 2015 a vice-presidência da Comissão Pastoral da Terra, passando a ser presidente em 2018. Recentemente, na XXXIII Assembleia Nacional da CPT, celebrada de 6 a 8 de abril, tinha sido reeleito como presidente.

 

Dom André sempre foi uma pessoa de extrema simplicidade, pobre entre os pobres, com grande disposição para escutar, um pastor com cheiro de ovelha. Ele se destacou pelo seu talante moderado, não impedindo isso ter uma atitude profética em defesa do povo diante das injustiças, um compromisso do qual nunca abriu mão.

 

Em nota, a Diocese de Ruy Barbosa, através do seu bispo, informou sobre seu falecimento, afirmando que “toda a família Diocesana, Bispos, Padres, Diáconos, leigos e leigas, também seus familiares na Bélgica, se únem ao coro daqueles que com gratidão suplicam ao Bom Pastor que com seu cajado o conduza às verdes pastagens que ele é merecedor”.

 

A Comissão Pastoral da Terra também emitiu uma nota onde com grande pesar comunica a noticia do falecimento de seu presidente, recolhendo brevemente sua trajetória vital, especialmente sua missão durante 45 anos no Brasil e seu serviço na Comissão Pastoral de Terra. Informações, Vantican News / kerknet / RB Noticias / 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here