Secretaria de Saúde confirma 1º caso de coronavírus na Bahia - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

06/03/2020

Secretaria de Saúde confirma 1º caso de coronavírus na Bahia

secretário da Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, através das redes sociais, confirmou o primeiro caso de coronavírus no Estado nesta sexta-feira (6). A ocorrência foi registrada em Feira de Santana, segunda maior cidade baiana. A mulher infectada esteve na Itália e seguia em observação.
"Comunico a confirmação do primeiro caso IMPORTADO do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro", informa Villas Boas na publicação no Twitter.
De acordo com nota publicada da secretaria da Saúde, a mulher tem 34 anos e retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação, já que ainda não há circulação do Covid-19 em território brasileiro.
O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.
O secretário garantiu medidas para que outras pessoas não sejam contaminadas.  "A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Todas as medidas de contenção para garantir que não houvesse a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas", disse.
"A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato. O monitoramento é realizado pelo CIEVS/BA e Sec Municipal de Saúde", completou.
OCORRÊNCIAS - De janeiro até às 17 horas de ontem (05), a Bahia registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial.
Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here