Suposta urna funerária de indígenas extintos é encontrada em Inhambupe - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

18/10/2019

Suposta urna funerária de indígenas extintos é encontrada em Inhambupe

Uma suposta urna funerária associada à cultura dos povos indígenas extintos Aratu foi encontrada na comunidade de Araçatuba em Inhambupe.  

Segundo informações de populares, algumas pessoas que escavavam um terreno para a construção de uma nova estrutura, eles encontraram a suposta urna funerária de indígenas.  

O professor e historiador Gilson Santana, em entrevista ao site RL News, relatou que entrou em contato com seu irmão Reinaldo Damasceno, que reside em Lauro de Freitas, e o mesmo entrou em contato com o professor de arqueologia e museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Luydy Fernandes.

Fernandes veio até Inhambupe e, ao ver o artefato, confirmou que se tratava de fato de uma urna funerária indígena.

Segundo Gilson, o arqueólogo preocupado que a urna fosse destruída devido estar às margens de uma estrada de grande movimentação, resolveu removê-la.

“o professor fez a retirada e identificou como uma urna funerária indígena da tradição Aratu, mas somente após testes laboratoriais será possível determinar a idade da urna”, disse Gilson Santana.

Após a escavação a urna foi encaminhada para a UFRB onde passará pelos procedimentos legais junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  - IPHAN e na sequência passará por análise, higienização, restauração, registro e guarda.

As urnas funerárias eram recipientes indígenas para diferentes funções, inclusive para sepultamento. As urnas da tradição Aratu tem o formato de "pêra" e são fechadas na maioria das vezes por uma tampa (opérculo cuneiforme).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here