Cidades podem esperar até 30 dias pela chegada de médicos - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

23/11/2018

Cidades podem esperar até 30 dias pela chegada de médicos

Dez municípios baianos estão sem nenhum profissional de saúde


Os municípios baianos podem esperar de 20 a 30 dias pela chegada de um médico. A informação do é prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro. Dez cidades já estão sem nenhum profissional de saúde, entre elas, Pedro Alexandre, Correntina, Apuarema, Nova Itarana, Lafaiete Coutinho, Lajedão e Central.

“A situação é “preocupante”, mas eu acho que a medida dos editais, que foi adotada pelo Ministério da Saúde, é satisfatória, porque mesmo que a gente não tenha médico de imediato, vamos ter a médio prazo profissionais daqui ou de outro país. Podemos ficar sem médicos de 20 a  30 dias nesse primeiro momento”, afirmou Ribeiro.

O presidente da UPB disse ainda que as prefeituras não têm um plano emergencial para atender as cidades que já estão sem médicos. “Foi pego todo mundo de surpresa e é difícil encontrar médico pela questão da distância. Eles geralmente não querem ir [para o interior] e  quando vão cobram o triplo do valor, que o município não tem como pagar”, contou ele ao bahia.ba.

O presidente da UPB diz que os médicos cobram até R$ 20 mil para trabalhar no interior.
Em contrapartida, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Otávio Marambaia, disse que cada médico tem “livre negociação” com cada município e que os acordos costumam ser frágeis. “As prefeituras atrasam e as condições do contrato de trabalho costumam ser frágeis. Não há segurança para os médicos que vão para o interior.

Marambaia ressaltou que cada médico do programa Mais Médico ganha o valor de R$ 11,8 mil.
Força-Tarefa – A Cremeb montou uma força-tarefa para realizar registros de médicos recém-formados que desejem concorrer a uma das 853 vagas no programa Mais Médicos.

O esquema começou nesta quarta-feira (21) e segue até a sexta-feira (23). A expectativa é que sejam registrados pelo menos 250 novos médicos. As inscrições no programa no Mais Médicos serão realizadas até domingo (25).

 bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here