Possibilidade de Bolsonaro vencer no 1º turno é ‘muito pequena’, diz diretora do Ibope - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

03/10/2018

Possibilidade de Bolsonaro vencer no 1º turno é ‘muito pequena’, diz diretora do Ibope

Marcia Cavallari acredita que a eleição ainda está "aberta", porque boa parte dos eleitores ainda não estão convictos


A diretora executiva do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, afirmou, em entrevista ao Estadão, que a probabilidade de uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno das eleições 2018 existe, mas é “muito pequena”, apesar de ele ter crescido no mais recente levantamento do instituto.

Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1), Bolsonaro apareceu com 31% das intenções de voto, quatro pontos a mais do que tinha cinco dias antes.

Questionada sobre as chances de uma eventual vitória de Bolsonaro já no primeiro turno, ela afirma que “essa possibilidade existe”. “Mas é uma probabilidade muito pequena. Bolsonaro tem 38% de votos válidos, segundo nossa pesquisa mais recente. Ele teria de crescer 12 pontos porcentuais até o dia da eleição, já que precisaria de 50% mais um. E não estamos vendo movimentação, pelo menos até a pesquisa de segunda-feira, de perda de votos dos demais candidatos. Isso reduz o espaço para crescer 12 pontos nessa semana. Se outros candidatos estivessem em curva descendente, o Ciro, o Alckmin, o próprio Haddad… Mas não é o que estamos vendo. Ciro está estável com 11% há muito tempo, Alckmin oscila em torno de 8% há muito tempo”, considera Marcia Cavallari.

Ela acredita que a eleição ainda está “aberta”, porque boa parte dos eleitores ainda não estão convictos. “Na pesquisa espontânea, ainda há um terço dos eleitores que não cita nenhum nome. Há 19% de indecisos e mais 14% que votam branco e nulo. Esses 33%, ao longo dessa última semana, podem tomar decisões diferenciadas, o que deixa a eleição ainda aberta”, declara a diretora do Ibope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here